Você está em: Início Regulamentos CATEGORIA TUNING

CATEGORIA TUNING

E-mail Imprimir PDF

REGULAMENTO GERAL

A dB Champions é uma entidade organizadora de campeonatos Tuning que tem como objetivo promover a integração entre fabricantes, distribuidores, lojistas, competidores e consumidores finais. O campeonato Tuning é reconhecido como um esporte de proporções mundiais, formados por competidores independentes ou patrocinados por lojas e fabricantes, devendo ser acompanhado por um espírito competitivo, sendo na vitória ou na derrota.

Este regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para a realização do campeonato Tuning dB Champions, cabendo aos promotores e organizadores, bem como aos competidores, devidamente inscritos, respeitá-lo e cumpri-lo a cada etapa do campeonato.

1. CAMPEONATO

1.1. Os participantes premiados serão os 1º á 3º de cada categoria em cada etapa, conforme a pontuação obtida em sua categoria.

1.2 Participação

Poderão participar todos os proprietários de veículos TUNING, que se enquadre em uma das categorias descritas no item 1.3 deste regulamento.

1.2.1 O proprietário do veículo poderá ser representado por procurador, com poderes específicos para tal.

1.2.2 Além do enquadramento em uma das categorias, os veículos deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. Limpeza interna e externa;
  2. Limpeza do motor e chassis;
  3. Pneus em bom estado de conservação;
  4. Rodas com boa aparência;
  5. Lataria em perfeito estado de conservação.

1.2.3 Os requisitos necessários à participação do veículo serão confirmados e averiguados pela organizadora do evento, no ato da inscrição, através da vistoria prévia.

1.3 Categorias

Os veículos serão divididos em 39 categorias, assim definidos:

Categorias:

  • PASSEIO

-          Low (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          Medium (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          High (dB1 ou dB2 ou dB3)

  • IMPORTADO

-          Low (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          Medium (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          High (dB1 ou dB2 ou dB3)

  • TUNING GIRL

-          Low (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          Medium (dB1 ou dB2 ou dB3)

-          High (dB1 ou dB2 ou dB3)

  • PICK-UP
  • ANTIGOS
  • SPEED
  • PRO EXTREME
  • PICK-UP LIGHT
  • UTILITÁRIO
  • CARRO SHOW
  • MOTO

-          Scooter

-          Street

-          Off Road / Big Trail

-          Custom

-          Race / Touring

  • BIKE
    • Cédula de Identidade e CPF;
    • MOTOR
    • FREIO E SUSPENSÃO
    • ACESSÓRIOS
    • PINTURA
    • LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
    • CRIATIVIDADE E ACABAMENTO
      • Riscos e amassados na lataria;
      • Rodas visivelmente tortas e pintura danificada;
      • Pneus gastos abaixo da marca do limitador de segurança e cortados;
      • Faróis e auxiliares e lanternas trincadas, quebradas ou sujas;
      • Painel trincado;

1.4 Categorias

             PASSEIO ou IMPORTADO ou TUNING GIRL (LOW) – Qualquer carro nacional ou importado HATCH

             PASSEIO ou IMPORTADO ou TUNING GIRL (MEDIUM) – Qualquer carro nacional ou importado SEDAN

             PASSEIO ou IMPORTADO ou TUNING GIRL (HIGH)  - Qualquer carro nacional ou importado PERUA

           PICK-UP – Qualquer carro nacional ou importado de grande porte tipo PICK-UP

           ANTIGOS – Qualquer carro nacional ou importado de grande, médio e pequeno porte que tenha seu ano de fabricação até 15 anos atrás.

          SPEED – Qualquer carro nacional ou importado de grande, médio e pequeno porte que tenha algum tipo de preparação no motor com o intuito de participar de provas de arrancada.

          PRO EXTREME – Qualquer carro nacional ou importado de grande, médio e pequeno porte que seja patrocinado por alguma fábrica, loja, distribuidora, etc. e que tenha preparação e modificações EXTREME.

          PICK-UP LIGHT – Qualquer carro nacional ou importado de pequeno porte tipo PICK-UP

          UTILITÁRIO – Qualquer carro nacional ou importado UTILITÁRIO.

          CARRO SHOW – Qualquer carro nacional ou importado de grande, médio e pequeno porte que seja patrocinado ou não por alguma fábrica, loja, distribuidora, etc. e que tenha preparação, modificações com o intuito de exposição.

          MOTO – Qualquer MOTO nacional ou importado com subcategorias de acordo com seu estilo.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetuadas no local do evento conforme os horários que constarão na programação oficial de cada etapa, a ser divulgada previamente pelos organizadores.

2.1 Documentação necessária

No ato da inscrição, o participante deverá possuir e apresentar:

2.2 Termo de Responsabilidade

No ato da inscrição, o participante assinará um termo de responsabilidade, através do qual estará aceitando e concordando com todos os termos do presente regulamento, bem como isentando a promotora e a organizadora do campeonato de qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, decorrente dos atos por ele praticados.

3. VISTORIA PRÉVIA

Por ocasião da inscrição, o veículo será submetido a uma vistoria prévia, através da qual a organizadora do campeonato irá confirmar se o mesmo preenche os requisitos mínimos exigidos neste regulamento.

4. AVALIAÇÃO

Os veículos serão avaliados e pontuados por uma equipe técnica e por uma comissão julgadora, formada pela organizadora do campeonato, sendo que a pontuação será dividida nos seguintes quesitos:

4.1 A avaliação será feita por ordem de categoria, pontuando-se todos os veículos da mesma categoria por vez.

4.2 Caso o veículo esteja trancado ou estando o participante ausente no momento da avaliação, este será convocado uma única vez para comparecer ao local. Decorridos 10 minutos da chamada e não comparecendo o participante, a organizadora do evento reserva-se no direito de atribuir nota zero a todos os quesitos.

4.3 Equipe Técnica

A equipe técnica irá avaliar e pontuar todos os acessórios e modificações realizadas no interior, exterior, motor e áudio e vídeo do veículo.

4.3.1 Não serão pontuados itens que não apresentem função e/ou estejam estragados (ex. instrumentos desligados, queimados, etc.), tampouco que sejam originais de fábrica, salvo se houverem modificações visíveis (ex: turbo, freio a disco nas 4 rodas, etc.).



     4.3.2 No que se refere aos equipamentos de áudio e vídeo, somente será pontuada a estética, o acabamento e a sua funcionalidade, sem levar em consideração a sua capacidade, potência, etc., eis que não se trata de um campeonato de som automotivo.

4.4 Pontos Extras

A Comissão Julgadora irá avaliar a harmonia do veículo, cujo quesito será pontuado levando-se em consideração, entre outros, a aparência, acabamento, originalidade, estado de conservação e funcionamento do veículo e dos acessórios, limpeza interna e externa do mesmo, bem como os incrementos utilizados pelo participante no local da exposição do veículo (ex: barraca, tapetes, luzes, modelos profissionais, etc.).

4.4.1 A comissão será formada pela equipe dB Champions, cabendo a equipe escolher ou convidar um Juiz que não faça parte integrante da entidade.

4.4.2 Poderão ser descontados pontos do veículo que apresentar os seguintes defeitos e/ou características:

Acessório fixado com fitas silver-tape, dupla face ou cinta plástica;

5. Empate

Em caso de empate, será considerada, como critério de desempate, a maior pontuação obtida no quesito HARMONIA.

6. OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES

6.1 Vistoria extra

Sem prejuízo da vistoria prévia, descrita no item 3 deste Regulamento, os participantes poderão ser convocados pela comissão julgadora, durante o evento para a realização de uma vistoria extra, para verificação das condições do veículo e dos acessórios utilizados.

6.1.1 A recusa do participante em submeter seu veículo à vistoria, quando convocado, ou sua ausência injustificada, poderá implicar na desclassificação do mesmo.

6.1.2 Durante a vistoria extra, constada qualquer irregularidade no veículo ou nos acessórios, em desacordo com o presente Regulamento, poderá o participante perder eventuais pontos que lhe foram atribuídos, passar para outra categoria ou ser desclassificado do evento, conforme o caso.

6.2 Proibições

Durante sua permanência no evento, fica expressamente vedado ao participante, sob pena de desclassificação:

  1. Desrespeitar ou agredir os demais participantes e os promotores, organizadores, patrocinadores, bem como quaisquer pessoas que estejam no local do evento;
  2. Efetuar manobras perigosas ou exceder a velocidade permitida no local, colocando em risco sua vida e das pessoas que estejam no local;
  3. Fazer uso de equipamentos de áudio e vídeo, pertencentes ao veículo ou não, salvo se expressamente autorizado pela organizadora do evento;
  4. Distribuir qualquer tipo de propaganda e/ou oferecer à venda qualquer tipo de produto;
  5. Ingerir bebida alcoólica durante a competição.
    1. Excesso de chuva;
    2. Interdição do campeonato de arrancada;
    3. Caso fortuito ou de força maior.

6.2.1 A ocorrência de quaisquer das hipóteses previstas no item 6.2 deverá ser confirmada pela organizadora do evento, a qual caberá, se for o caso, desclassificar o participante.

6.2.2 O participante desclassificado através de algum item das proibições perderá a pontuação que lhe foi atribuída na etapa, bem como o valor correspondente à taxa de inscrição. Será convidado a retirar-se, porém o veículo permanecerá no local até o final do evento.

 

7. INTERRUPÇÃO OU CANCELAMENTO DA ETAPA

A etapa do campeonato poderá ser interrompida ou cancelada caso ocorra uma das seguintes situações:

7.1 Ocorrendo o cancelamento da etapa antes da entrega da premiação, a mesma será transferida para próxima data agendada, sendo que as inscrições já formalizadas serão válidas para a próxima etapa do campeonato.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos serão decididos pela organizadora do evento e serão irrecorríveis.

O presente regulamento somente poderá ser alterado através de termo aditivo, o qual entrará em vigor a partir do seu registro.

Baixar Regulamento

 

Parceiros

Para anunciar clique aqui
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner